Opções de Pastagem de Inverno são Apresentadas em Gravatal

Publicado em 11/05/2018 às 12:29 - Atualizado em 11/05/2018 às 12:30

Com a chegada do outono e inverno, a produção das pastagens perenes de verão diminui consideravelmente, bem como sua qualidade nutricional. Essa baixa na produção de pastagem, acarreta na necessidade do produtor complementar a alimentação dos animais com silagem ou feno, alimentos conservados de alto custo.  Por esse motivo, o pecuarista deve adotar estratégias para garantir a disponibilidade de pasto durante o inverno, como por exemplo, o melhoramento das pastagens através da sobre semeadura de pastos de inverno como azevém e trevos sobre as pastagens perenes de verão. Conscientes desta necessidade a equipe técnica da EPAGRI de Gravatal, que atende uma grande quantidade de pecuaristas, realizou no mês de abril, na unidade de referência técnica implantada na propriedade do produtor Tiago Nunes Mendes, na comunidade de Pouso Alto, uma reunião técnica com o objetivo de discutir junto aos produtores de gado do município, os aspectos técnicos para implantação de pastagens de inverno.

O evento, contou com a participação do secretário municipal de agricultura, João Batista Rafael Pereira e o coordenador regional do projeto de pecuária da EPAGRI, João Rech. Na oportunidade, foram discutidos aspectos básicos como a importância de uma coleta de amostra de solo bem realizada, da correção do solo antecipada e da adubação recomendada com base nos resultados da análise de solo. Discutiu-se ainda a necessidade e vantagens do piqueteamento das áreas de pastos a serem melhoradas, através da sobre semeadura. Por fim, demonstrou-se a prática de inoculação de sementes de trevo vermelho com o inoculante líquido a base de cepas de Rhizobium leguminosarum cv. Trifolii. O grupo, pode ainda, fazer uma excursão pelas áreas de pasto da propriedade e observar o desenvolvimento e manejo de diferentes espécies de pastagens. Para os técnicos da Epagri, Iran Henrique Rodrigues e Marta Adriana Pedri, ações como esta são essenciais para convencer e motivar os produtores a aderirem às práticas de recuperação de pastagens já existentes.

Para o secretário de Agricultura do Município, João Rafael Pereira, “eventos como esse, só fazem melhorar a produção de Gravatal e oportunizam um maior aprendizado para os pecuaristas da cidade. Temos na pecuária uma grande fonte de arrecadação para o nosso município, nos dias de hoje, o produtor que tem conhecimento consegue sair na frente e produzir mais e consequentemente ganhar mais. São experiências como as que são repassadas pelos técnicos da Epagri, são de suma importância para nossa cidade, por esse motivo, da administração municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, estaremos sempre apoiando encontros como oque aconteceu na comunidade do Pouso Alto”. Finaliza o secretário.