Gravatal implanta Programa de Coleta Seletiva de Lixo

Publicado em 08/08/2019 às 12:04 - Atualizado em 08/08/2019 às 13:19

A prefeitura de Gravatal está sempre em busca de melhorar a qualidade de vida dos gravatalenses e do meio ambiente, sendo assim, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou na quinta-feira, dia 29, a coleta seletiva de lixo.

O projeto denominado de “Lixo no Lugar Certo” consiste no recolhimento dos resíduos sólidos, recicláveis, gerados na área urbana do Município, de origem domiciliar, comercial ou pública, desde que com características de domésticos, devidamente segregados na fonte, utilizando-se para transporte apropriados para a coleta seletiva.

A frequência de coleta a princípio será de 01 (uma) vez por semana (aos sábados) nos pontos definidos pela administração municipal. Não são compreendidos na conceituação de resíduo reciclável para efeito de remoção obrigatória, terra, entulhos de obras ou particulares.

O prefeito Edvaldo Bez de Oliveira, destaca que foi uma ação inovadora desta administração, o município não dispunha de coleta seletiva, esta administração fez algo que nenhum gestor anteriormente havia feito, comenta o prefeito. “Para o sucesso do programa, a participação da população é a principal condição para o sucesso da Coleta Seletiva, sendo necessário, previamente, a separação dos resíduos recicláveis e dos rejeitos não recicláveis, gerados em casas ou comércios”, completa Vardo.

Com diversos ecopontos distribuídos nos bairros, cada contentor tem capacidade para recebimento 1200 litros.

A administração municipal irá realizar várias ações de educação ambiental nas escolas e com moradores dos bairros, como distribuição de panfletos, bem como palestras sobre impactos ambientais causados pelos resíduos sólidos, programa de educação ambiental no município, tipos de materiais recicláveis e orientações sobre a separação do lixo seco e lixo úmido.

Fique atento a local de coleta no seu bairro!

- Centro de Gravatal – Prefeitura e Praça Municipal

-  Termas de Gravatal - Mercado Duartins